bancada cozinha industrial
cozinha industrial inox 304

Aço inox 304: por que é a melhor opção para móveis de cozinha profissional?

Tempo de leitura: 4 minutos

O aço inoxidável é, sem dúvida, a melhor matéria-prima para móveis de cozinha profissional. Afinal, trata-se de um material resistente à oxidação, com propriedades antibacterianas e duradouro. No entanto, existem variadas famílias de inox, distintas por contarem com composições diferentes.  

Quando o assunto é cozinha profissional, o aço inox 304 é a linha que mais se destaca. É justamente sobre essa liga que iremos tratar. A seguir, saiba quais são as principais propriedades do aço inox 304, além dos motivos pelos quais essa é a solução ideal para área gourmet. 

Aço inox 304: conheça a família dos austeníticos

O aço inox 304 pertence à família dos austeníticos, conhecidos por serem versáteis. O grupo é composto por ligas formadas majoritariamente pela mistura entre cromo e níquel, além da base do aço (ferro e carbono). 

Essa composição garante as seguintes propriedades ao aço inox 304: alta resistência à corrosão e a água do mar, boa ductilidade e não magnético. Com essas qualidades, é muito requisitado para confecção de equipamentos para cozinha profissional, hospital, indústria química e outros setores. 

As diferenças entre as ligas de inox 304 e 430

Certamente, ao realizar buscas sobre qual é o melhor tipo de aço inox para cozinha profissional, os resultados mostraram duas ligas: inox 304 e inox 430. De fato, os materiais são os principais componentes dos móveis para área gourmet, mas há diferenças entre eles. Veja só:

aço inox 304

Aço inox 304 x inox 430

Como você já conhece um pouco mais sobre o inox 304, pontuaremos as propriedades da liga 430 e seu uso na cozinha profissional. Trata-se de um aço pertencente à família dos ferríticos, formado por ferro, cromo e carbono. 

Ao contrário do aço inox 304, o aço 430 é magnético, possui menor tempo de vida útil, resistência limitada e é mais difícil soldá-lo. Devido às características inferiores ao aço 304, essa matéria-prima é mais barata. 

Afinal, qual é melhor?

O aço inox 304 é a melhor opção para produção de móveis de cozinha profissional com maior durabilidade e bom custo-benefício, além de compor pias, mesas, fogões, coifas, prateleiras e outras peças que exigem alta resistência. Mas o aço inox 430 também possui valor no mercado, sendo útil como revestimento de secadoras e máquinas de lavar louça.

Escolha móveis em aço inox 304 para cozinha profissional

aço inox 304

Agora que você já conhece as propriedades do aço inox 304 e as principais diferenças entre a liga 430, será mais fácil responder a seguinte questão: por que essa é a melhor opção para cozinha profissional? 

Por ser um ambiente exposto a constantes mudanças de temperatura, umidade e gordura, a cozinha profissional exige móveis resistentes e com excelente durabilidade. Além disso, deve-se seguir à risca as normas de higiene para evitar contaminações, portanto as superfícies não podem enferrujar ou apresentar fissuras. 

Ou seja, o aço inox 304 é a solução perfeita para ambientes que respeitam as normas da vigilância sanitária e, é claro, para proprietários que desejam investir em móveis de alto desempenho e excelente custo-benefício. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre equipamentos para cozinhas e hospitais em primeira mão? Não deixe de acompanhar os próximos conteúdos aqui no blog G Steel. Atualizamos a página toda semana com dicas e notícias para deixá-lo à frente da concorrência no mercado. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *