Atualmente, a sustentabilidade é um fator primordial para o crescimento de empresas de diversos setores. E, é claro que, no ramo alimentício isso não é diferente, as cozinhas industriais devem investir em práticas que beneficiam o meio ambiente. Afinal, essas soluções servem tanto para engajar os consumidores como para reduzir desperdícios e garantir maior economia no estabelecimento.
Está disposto a apostar em um plano sustentável para valorizar o seu estabelecimento? Então, esse artigo é perfeito para você! A G Steel reuniu quatro práticas sustentáveis perfeitas para implementar em cozinhas industriais. Siga a leitura!
1. Use e abuse dos equipamentos de aço inox
Se você deseja planejar uma área gourmet pautada na sustentabilidade, o aço inox será seu maior aliado. Isso porque o material conta com um longo período de vida útil, evitando que os equipamentos sejam substituídos com frequência.
Vale ressaltar que, além da excelente durabilidade, o inox é 100% reciclável. Portanto, pode ser reaproveitado inúmeras vezes. Dessa forma, o ciclo de vida do material se torna maior, impedindo a contaminação de rios, solo e ar durante o descarte. Além disso, por se tratar de um aço livre de componentes químicos poluentes, caso seja descartado em aterros, o impacto ambiental será menor.
2. Realize a reciclagem do lixo das cozinhas industriais
As cozinhas industriais são grandes produtoras de lixos orgânicos e inorgânicos, portanto, é indispensável realizar a reciclagem desses resíduos. Para o reaproveitamento de materiais inorgânicos a dica é apostar em lixeiras para coleta seletiva, tanto nas áreas comuns do restaurante como nas cozinhas industriais. Dessa forma, fica mais fácil separar papéis, vidros, metais e outros, bem como destiná-los para empresas especialistas no assunto.
Em relação ao lixo orgânico, use uma lixeira ecológica em aço inox para armazenar todos os restos de alimentos. Assim, será mais fácil transformá-los em adubo e manter a higiene na área gourmet, impedindo o mau cheiro e a presença de insetos no ambiente. Não esqueça de separar o óleo, é importante descartá-lo de maneira correta também.
3. Diga adeus aos utensílios de descartáveis
Outra dica de ouro para o sucesso das cozinhas industriais sustentáveis é evitar o uso de objetos descartáveis. Ou seja, substitua os canudinhos, copos e pratos plásticos por alternativas sustentáveis e muito mais elegantes, como o aço inox. Algumas empresas preferem apostar em soluções de papel, que são tão eficientes como o plástico e menos poluentes.
As toucas, luvas e máscaras feitas com materiais mais resistentes, como o silicone, também são bem-vindas. Assim, os funcionários podem usar por mais dias, sem prejudicar a higiene na cozinha.
4. Planeje o design das cozinhas industriais para economizar recursos
Para fechar com chave de ouro a lista de práticas sustentáveis para cozinhas industriais, está a maneira com a qual os equipamentos são dispostos. Então, na hora de planejar a área gourmet, pense em soluções que favoreçam a circulação de ar e a iluminação do ambiente. Assim você evita deixar a luz acesa o tempo todo ou a coifa industrial ligada por muitas horas.
Também é importante conversar com os funcionários sobre boas práticas para contribuir com a economia dos recursos. Por exemplo, não deixar a torneira aberta quando não estiver em uso, utilizar água de reuso para limpeza do chão, evitar desperdícios com produtos de limpeza e outros.
Além disso, há projetos que permitem a economia de água e luz no ambiente através de recursos renováveis, como o sol, o vento e as ondas do mar. Essa também pode ser uma solução eficiente se você deseja se aprofundar no tema.
Gostou de conhecer quatro ideias de práticas sustentáveis para cozinhas industriais que a G Steel trouxe no artigo de hoje? Então, continue por aqui e leia também sobre três dicas para organizar a cozinha industrial!